Neste dia de Finados, e em respeito às amigas
Por Hugo Studart
Merces Castro e Eliana Castro à Liniane Haag Brum e e Lino Brum que há 40 anos aguardam por notícia dos irmãos ANTÔNIO THEODORO CASTRO e CILON CUNHA BRUM, desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. Esclareço q Theo e Cilon foram executados juntos pela pistola do Curió. Um ex-guia do Exército, Raimundo Cacaúba, levou a mim e a Jadiel Camelo, marido de Merces, na área onde avisou os corpos. Semanas depois telefonou p/ Merces avisando que Curió iria matá-lo por isso. Cacaúba foi morto logo depois, a machadadas na cabeça. Nada foi apurado. Nem se efetivou qualquer busca oficial na área apontada (Abaixo, trecho do Relatório ao GTA, ago 2012, que aponta para a área onde foram deixados os corpos dos guerrilheiros)
9 – Ponto: MATRINXÃ/ OP-3
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prováveis Desaparecidos: Cilon da Cunha Brum e Antônio Teodoro Castro
Ouvidor(es): Hugo Studart, Jadiel Camelo, Mercês Castro e Diva Santana
Colaborador(es): Raimundo Cacaúba e outro (sigilo da fonte)
Histórico: Fonte reservada informa a Studart que Cilon e Teodoro teriam sido executados em uma antiga caminho entre a Fazenda Marinxã e a OP-3, próximo da casa de uma adolescente chamada Brigite, e perto do sitio do guia Raimundo Cacaúba.
Mercês e Diva localizam Cacaúba, que revela ter avistado duas ossadas expostas ao lado do antiga caminho por onde passavam tropas de burros, ao pé de uma antiga touceira de bambu. E confirma que foi perto da casa de uma moradora da região, que depois teria virado namorada de Curió.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cacaúba leva Jadiel e Studart ao local.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Numa expedição de quase dez dias, procuram pelos restos mortais, abrindo caminho pelo mato espesso com ajuda de equipe de serviços gerais. A antiga trilha é encontrada. Tambem localizamos a provável área, no topo de um morro, mas não encontramos a antiga touceira de bambu. Há necessidade de maior numero de pessoas nas buscas pelos indicios do antigo bambu.
As duas famílias têm o direito de saber o exato ponto onde morreram e foram deixados os corpos de seus entes queridos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Chances de Encontrar: Remotas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) Os corpos estavam expostos aos animais e ao tempo;
2) É provavel que tenham sido apanhados na Operação Limpeza.
3) Contudo, há chances de fragmentos, como dentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sugestões de Providências:
1) Equipe de Limpeza abrir caminho da OP-3 até a antiga estrada de burros, como também limpar o topo do morro apontado;
2) Com o topo limpo, geólogos tentam localizar vestígios de estrada e do bambuzal.

Att: Diva Santana, Allisson Brum, Jacy Santiago, Myrian Luiz Alves, João Carlos Wisnesky, Pedro Albuquerque.